sábado, 29 de janeiro de 2011

Pronominalização

Falámos das duas funções sintácticas: complemento directo e indirecto;

Falámos também dos pronomes pessoais: o e lhe...

Chegou a hora de vermos melhor a forma como estes pronomes aparecem nestas duas funções sintácticas:


A propósito...



... repara nos exercícios online que te são propostos:

-http://escs.wikispaces.com/file/view/AEC-Gram%C3%A1ticaPronominalizar2.doc


http://vamospraticaragramatica.blogspot.com/2008/12/pronominalizao.html



... repara nas questões do teste intermédio de Língua Portuguesa de 2011:

http://www.gave.min-edu.pt/np3/9.html

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FUNÇÕES SINTÁTICAS IV- REVISÃO E EXERCITAÇÃO

1
 FUNÇÕES SINTÁTICAS A NÍVEL DE FRASE
SUJEITO/ GRUPO NOMINAL
PREDICADO/ GRUPO VERBAL

Elementos fundamentais nas frases.





VOCATIVO
(Serve para chamar ou invocar uma pessoa ou algo personificado. Pode ser precedido da interjeição "ó!". Pode aparecer no início ou no fim de frases imperativas, interrogativas e esclamativas.)










2
FUNÇÕES SINTÁTICAS INTERNAS AO GRUPO VERBAL

CLICA: FUNÇÕES SINTÁCTICAS INTERNAS AO PREDICADO/ GRUPO VERBAL

(Nota: Segundo o Novo Programa de Portugues de Ensino Básico (NP, o Predicado é uma função sintáctica desempenhada pelo grupo verbal.

Exemplos de Predicados:
1) Verbo:
(Ele) adoeceu;
2) Verbo + complementos:
(Ele) concluiu os estudos (compl.);
(Ele) telefonou ao Rui (compl. indirecto);
(Ele) deu um beijo (C.D.) à Joana (C.I.) ;
 (Ele) pensa na Joana (Compl.oblíquo);
3) Verbo + predicativo do sujeito:
 Ele está feliz;
4) Verbo + complemento directo + predicativo do complemento directo:
 Ele considera a Ana inteligente;
5) Verbo + modificadores:
 Ele tossiu ruidosamente de noite;
6) Verbo + complementos + modificadores:
Ele inseriu os textos no jornal na semana passada.




- COMPLEMENTO DIRECTO
(O quê?)


- COMPLEMENTO INDIRECTO
(A quem?)


- PREDICATIVO DO SUJEITO
(Aparece depois de verbos copulativos: ser, estar, ficar, permanecer, continuar, parecer, andar, tornar-se)
NOTA:
O Predicativo do Sujeito pode ser representado por:
- um nome ( Ele é o Paulo.)
- um ou mais  adjectivos (Ele continua bonito e atrevido.)
- um pronome (Ele não parecia o mesmo.)
- um advérbio ou locução adverbial (Ele não está bem. /A poesia estava no coração.)
- um numeral (Os convidados eram trinta.)
- uma oração completiva ( O problema era esquecer o Paulo.)


- PREDICATIVO DO COMPLEMENTO DIRECTO
(Aparece depois de verbos transitivos como: considerar, achar, julgar, eleger, nomear, chamar, tornar, fazer, pôr)

- COMPLEMENTO AGENTE DA PASSIVA




-COMPLEMENTO OBLÍQUO
... A novidade!!!!!!



Este complemento "acabou de nascer"!


Tal como os complementos direto e indireto, o complemento oblíquo é seleccionado pelo VERBO!
Todavia, ao contrário dos complementos direto e indireto, não pode ser substituído pelos pronomes pessoais o, a, os, as, nem pelos pronomes lhe, lhes.


Repara nos seguintes verbos:
Morar em; Ir para/a; Gostar de; Suspeitar de; Vir de...

Moro em Braga. (complemento sublinhado é o complemento oblíquo).
(...)










Mais algumas funções sintáticas que sofreram alterações e aparecem na designação de MODIFICADORES que, ao contrário dos complementos, NÃO SÃO SELECIONADOS PELO VERBO, NEM PELO GRUPO NOMINAL/NOME ...

Há 3 tipos de modificadores:
Modificador do grupo verbal
Modificador do nome
Modificador da frase







3
FUNÇÕES SINTÁTICAS INTERNAS AO GRUPO NOMINAL

Dose leve!!)




MODIFICADORES DO NOME

Este modificador encontra-se, normalmente, à direita do nome e pode ter várias formas.










ATRIBUTO  *DESAPARECE ESTA DESIGNAÇÃO

Modificador do nome/ modificador restritivo
(Adjectivo, antes ou depois de um nome, o qual caracteriza um nome.
Adiciona-se informação.)


APOSTO *

Modificador do nome / modificador apositivo
(Fornece uma informação ou explicação acerca de um grupo nominal. Surge entre vírgulas e depois de um grupo nominal.
Adiciona-se informação.)


COMPLEMENTO DETERMINATIVO*
Modificador do nome
ex.: Ele comprou uma faca de cozinha.
(Nome que se lga a outro nome ou um pronome através da preposição de)

ou

Complemento do nome
ex.: Aprecio a  decisão do Rui.




MODIFICADORES DO GRUPO VERBAL
Pode ter várias formas e aparecer em vários locais da frase.

É diferente do Complento oblíquo, este é selecionado pelo verbo.


ex.:
A Joana saiu muito cedo. (Modificador do grupo verbal)
A Joana saiu de casa. (Complemento oblíquo)






NOTA:
Queres saber mais sobre algumas destas funções sintácticas? Clica aqui!





Queres saber mais sobre algumas funções, segundo os Novos Programas do Ensino Básico (NPPEB)?



Modificadores

(não são obrigatórios/essenciais para o sentido da frase):
Passam a designar-se Modificadores do nome o atributo, complemento determinativo e o aposto.
Passam a designar-se Modificadores de frase e Modificadores do grupo verbal, de forma geral, os complementos circunstanciais.
(...)

 Queres saber onde se encontra este assunto no teu manual? Págs. 42-45






 

EXERCÍCIOS

1- DELIMITA E IDENTIFICA AS FUNÇÕES SINTÁCTICAS PRESENTES NAS FRASES SEGUINTES:


a) O inspector investigou o caso.

b) Eles parecem inseparáveis.

c) A Maria, a namorada do João, é uma boa rapariga.

d) Maria, queres este livro?

c) O juiz, homem ponderado, considerou o jovem inocente.

d) O Pedro contou-lhe a notícia.

e) A mãe achava-o triste.

f) Meninos, comam a sopa!

e) O vento arrasta as folhas.

f) Luís ensina xadrez ao irmão.

g) José, um óptimo médico, fez uma operação.

h) O anão fugiu.

I) Anda cá, Bobi!





2- APLICA OS TEUS CONHECIMENTOS, NOS EXERCÍCIOS HIPERLIGADOS:






3- Vamos aplicar e consolidar conhecimentos na aula 
http://en.calameo.com/read/000134569a792d9199b2b












sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Avaliação da leitura, oralidade e escrita




A propósito da oralidade e sua planificação podes ler o que está aqui

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Actividades de Compensação Língua Portuguesa 7º ano, Turmas A e C

O professor Gustavo Soutinho vai aplicar/vigiar as actividades propostas neste blogue, sob supervisão da professora de Língua Portuguesa. São direccionadas aos alunos do 7º A e C propostos para esta modalidade de apoio, às 2ªs feiras, das 14.30 às 15.15.


A professora de Língua portuguesa, em dinâmicas lectivas de 45m no Estudo Acompanhado, poderá verificar o que foi feito e como foi feito. A correcção e exposição de dúvidas  serão feitaa pelos alunos frequentadores desse tempo de estudo, enquanto a professora envolverá os restantes alunos da turma nesta actividade.  Desta maneira, pretende-se colmatar a falta de professor de Língua Portuguesa para a leccionação das actividades de compensação, surgindo este modus operandi como medida excepcional que vai ao encontro dos interesses dos alunos e da meta do Projecto Educativo "Melhorar os níveis de Competências Básicas dos Alunos".


A professora e alunos vão usar como recurso: blogues, quadro interactivo e cadernos.





Data: 24 / 01 / 2011
Lição 1
Sumário
Técnica do resumo: exercício de aplicação a partir do texto "A Sereia de Ponte Ruiva".



Competências
  Leitura e Escrita

Actividade/ Estratégia

  •  Leitura do texto e realização da sua contracção ou resumo.
  • Material de apoio - Texto informativo sobre o resumo.





Data: 31/01/2011
Lição 2
Sumário
Resumo do texto " O Cavalo de Tróia". Uso dos articuladores do discurso.


Actividade/ Estratégia
  • Leitura do texto e realização da sua contracção ou resumo.
  • Material de apoio - Texto apresentado de seguida. Deve consultar os articuladores do discurso.









< Data: 07 / 02/ 2011 - AULA NÃO LECCIONADA  Data: 14 / 02 / 2011
Lição 3
Sumário
Leitura expressiva da obra de Alice Vieira "Leandro, rei da Helíria".
Início de registo da ficha de  leitura sobre a obra referida.


Competências
Leitura e escrita 
Actividade/ Estratégia

  • Leitura do texto e registo.
  • Material de apoio


Data:  21 / 02 / 2011
Lição 4

Sumário
 Continuação do sumário da aula anterior - leitura expressiva de algumas cenas do texto dramático "Leandro, rei da Helíria". Prenchimento da ficha de verificação de leitura.





Data: 28 / 02 /2011
Lição 5
Sumário
Continuação do sumário da aula anterior - leitura expressiva de algumas cenas do texto dramático "Leandro, rei da Helíria". Prenchimento da ficha de verificação de leitura.





Data: 14 /03/ 2011 e 21/03/2011
Lições 6 e 7
Sumário
Exercícios de flexão verbal. Estratégia de preparação para a atividade lúdico-didáctica de Estudo Acompanhado.



Competências
 Conhecimento Explícito da Língua aqui

Actividade/estratégia
Resolução dos exercícios das págs. 10,11, 12 e 13  . Para resolveres, clica






Data: 28/03/2011 e 04/04/2011
Lições 8 e 9
Sumário
Resolução de fichas sobre uso  pontuação (fotocópia).



Datas: 02/05/2011 
 09/05/2011
16/05/2011
Lições: 10, 11 e 12
Sumário
Continuação da resolução de exercícios sobre pontuação e de acentuação.




1- Coloca a pontuação no texto " Os Dez Mandamentos do Clube dos Preguiçosos"

 I- Nasce-se cansado e vive-se para descansar
II- Ama a tua cama como a ti mesmo
III- Se vires alguém a descansar ajuda-o
IV- É preciso descansar de dia para que se possa dormir à noite
V- O trabalho é sagrado não lhe toques
VI- Não faças hoje o que podes fazer amanhã
VII- Trabalha o menos que puderes
VIII- Ninguém morre por descansar demasiado
IX- Quando te vier a vontade de trabalhar senta-te e espere que te passe
X- Se o trabalho é saúde viva a doença






2- A partir de um cartoon fornecido em fotocópia, os alunos deverão redigir frases com intenções distintas de comunicação.




3- Lê este original conto que nos fala de pontuação.
4- Resolve a ficha fornecida para praticar as regras de acentuação.
 
 





Datas: 23/05; 30/05; 06/06
Lições: 13, 14 e 15
Sumário:
Resolução de duas  fichas de aplicação de conhecimentos sobre as funções sintáticas e as classes de palavras.


Competência: Conhecimento explícito da língua

Atividade/estratégia
Resolução da 1ª ficha com o auxílio das mensagens sobre este assunto.
Resolução da 2ª ficha, distribuída em fotocópia, , seguindo as fases de realização propostas.
Orientações:




1- Durante 15 m., deves visualizar e apreender, de forma lógica, o quadro das conjunções coordenativas e subordinativas aqui .


2- Durante 3a m., realiza com outro teu colega a ficha que o professor distribui.


3- Durante 45 m., em Estudo Acompanhado, irá ser corrigida a ficha, explicando a matéria aos restantes alunos da turma, que não frequentam as Atividades de Compensação.



Data: 20/06
Lição: 16

Sumário: Exercícios sobre regras do Novo Acordo Ortográfico.




Competência: Conhecimento explícito da língua

Atividade/estratégia
Resolução da 1ª ficha fornecida em fotocópia e respectiva correção.

















Resolução da ficha 1 - Regras de Escrita - que se encontra no PILP "Actividades de Compensação Língua Portguesa 7º ano, turmas A e C.




Competências
Escrita e Conhecimento Explícito da Língua

Actividade/estratégia
Resolução individual da ficha de trabalho 1.



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Texto dramático I - Estudo da obra "Leandro, rei da Helíria"

"O Sal e a água" = Conto popular/tradicional que serviu de inspiração à obra "Leandro, rei da Helíria", escrita propositadamente para o Teatro Experimental de Cascais, que a levou à cena no início de 1991.

Ver Características do conto popular.

Verificar leitura da obra.


História do Teatro



Texto dramático # Texto teatral

Campo lexical versus Campo semântico

campo lexical: «Conjunto de palavras associadas, pelo seu significado, a um determinado domínio conceptual. O conjunto de palavras jogador, árbitro, bola, baliza, equipa, estádio faz parte do campo lexical de futebol.»

campo semântico: «Conjunto dos significados que uma palavra pode ter nos diferentes contextos em que se encontra. Campo semântico de peça: "peça de automóvel", "peça de teatro", "peça de bronze", "és uma boa peça", "uma peça de carne", etc.»



- Campo Lexical de teatro: Exercícios de aplicação:
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.4.campo_lex2.htm

- Exercícios (palavras cruzadas) on line sobre texto dramático;
http://profteresa.no.sapo.pt/hotpot/teatro.htm

- Vê a diferença entre campo lexical e família de palavras



Estudo das personagens

À medida que vamos lendo/representando os excertos seleccionados para as aulas, o estudo da obra "Leandro, Rei da Helíria", incidirá nas personagens deste texto dramático.

- PERSONAGENS
  • Caracterização física e caracterização psicológica;
  • Processos de Caracterização: caracterização directa ou indirecta;
  • Simbologia dos nomes de algumas personagens.
A propósito deste último tópico, podias fazer um registo no teu blogue/portefólio digital.
Como ajuda ou ponto de partida para o teu trabalho, surge:
Personagens - "Leandro, rei da Helíria"
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VERIFICAÇÂO DA LEITURA DA OBRA

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Texto dramático II - Os Herdeiros da Lua de Joana

Para leres este texto dramático de Maria Teresa Maia G. na íntegra, clica aqui.


Para consultares os ficheiros de alunos de outra escola que revelam o trabalho que fizeram  a partir deste texto, clica aqui.

“Estamos no ano da graça do Senhor de dois mil e nove e escrevo-vos aqui desta nau, repleta

de jovens marinheiros que buscam um mundo novo, chamado Terra dos Sonhos, onde o

Teatro é o rei. Sou apenas o escravo afortunado, a quem gloriosa tarefa incumbiram de, como

escrivão do reino, dar conta desta odisseia de heróis, para relatos futuros…”

É sob a espécie de Diário de bordo que vos vou aqui dar conta dos últimos desenvolvimentos

 
Para perceberes o que é um texto dramático e um texto teatral.


Para recordares as características do  texto dramático, clica aqui.

Para fazer uma actividade na aula, clica aqui.






Proposta
Vamos Traçar o retrato/perfil  de uma  personagem

Relembra esquema de descrição de pessoas:
  • Título
  • Introdução (1ª impressão e observação de carácter geral);
  • Desenvolvimento (características físicas e características psicológicas...);
  • Conclusão (Retoma de qualquer aspecto de crácter geral).



Seria conveniente veres...

 ...que esta proposta de trabalho está em sintonia com a questão do grupo III do exame nacional de 9º ano





 

... que esta proposta de trabalho pode ter como referências os seguintes retratos e trabalhos dos alunos de 7º A, B e C (ano lectivo 2010-2011)




... que esta proposta de trabalho deve considerar a leitura prévia do soneto de Bocage