domingo, 15 de maio de 2011

Atividades de escrita - o Conto "A Aia"

Das atividades de escrita em torno do conto "A Aia", recontado por Luisa Ducla Soares, resultam diversos trabalhos:




1
RESUMO do Conto




Versão retirada na internet

Era uma vez um jovem rei, que partiu para longe para a guerra, deixando a amada, o filho recém-nascido e o reino desprotegidos.

O rei faleceu numa batalha e a tristeza entrou no palácio, deixando inseguro o seu filho, futuro rei, que tinha um rival mais perto do que poderia imaginar: o seu tio bastardo, um homem cruel, agressivo, mau, que tudo faria pelo poder.

Ao lado do príncipe dormia um menino que era filho de uma escrava que amamentava os dois. Partilhavam o quarto embora em berços diferentes: o do herdeiro do trono era rico e o do escravo era pobre. A escrava, aia da rainha, tinha nascido naquele palácio, era fiel aos seus senhores e preocupava-se com o que lhes poderia acontecer no futuro, por isso estava alerta.

Uma noite, o tio bastardo invadiu o palácio com um exército de malfeitores e a aia, sem pensar duas vezes, trocou os bebés de berço. Não se apercebendo da troca, os homens levaram e mataram o escravozinho.

A rainha, desesperada, correu para o quarto do filho quando a aia lhe mostrou, destapando o berço, que tinha trocado os bebés. Beijou a aia, considerou-a como irmã e quis recompensá-la dando-lhe a escolher, dos imensos tesouros daquele reino, o que ela quisesse. A Aia, escrava leal, pegou num punhal valioso e cravou-o no peito dizendo que ia juntar-se ao seu filho, que já tinha cumprido o seu dever.






Versão escrita por uma aluna da nossa escola


Um rei partiu para combater e morreu, deixando para trás a sua esposa, o filho pequenino e os inimigos do reino, entre os quais, o mais perigoso era o tio do bebé que queria ficar com o reino.



O principezinho dormia num berço rico, ao lado do filho da sua aia, que dormia num berço pobre, mas esta amava os dois da mesma maneira.


Um dia, o tio do principezinho entrou no reino para o raptar e matar e, por isso, a escrava trocou as crianças de berço, salvando assim a vida do herdeiro ao trono.


Por esta atitude, a rainha levou-a à sala do tesouro e deixou-a escolher o que quisesse. No entanto, a aia apenas pegou num precioso punhal e matou-se.

Margarida Silva 7º B





Proposta de trabalho:

Avaliar cada uma das versões a partir da grelha que te é fornecida.







2
TEXTO DE OPINIÃO


  • Em primeiro lugar, clica aqui para no ponto 4 obteres informação necessária à realização do que te é proposto;

  • Em segundo lugar, lê a seguinte proposta de trabalho:




Manifesta, num pequeno texto, a tua opinião sobre o facto de a Aia trocar as crianças do berço, referindo-te às respectivas consequências resultantes desse ato.


  • A partir de vários textos lidos na aula, os alunos selecionaram o da aluna Isabel e fizeram, juntamente com a professora, a sua revisão e correção.




  • Textos do 7ª A
3
Texto dramático

Os alunos do 7º B e a sua profesora de Língua Portuguesa apresentam-nos o trabalho que se segue.











Proposta de trabalho:

  • Enumerar as transformações efetuadas na passagem do conto (texto narrativo) para o texto dramático.