sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A propósito da Crónica

Nas páginas 34 e 35 do manual, surge a crónica "Foi assim que me contaram" de José Manuel Barata Feyo









Após leitura e compreensão... vem a propósito...
,,, propor aos alunos a pesquisa de um texto literário ou não literário, verbal ou não verbal que estabeleça relações de intertextualidade com o tema abordado nesta crónica:
A Solidão dos exilados antes do 25 de Abril





No teu manual, aparece  o poema Exílio de Manuel Alegre, onde se pode estabelecer relação temática com a crónica lida.

Escuta-o na voz de Mário Viegas


Escuta uma canção!



TEXTOS JORNALÍSTICOS...






LÊ A CRÓNICA DA ANA SOFIA MORGADO,  ALUNA DA UNIVERSIDADE DO MINHO...




... ACEITA O DESAFIO:

ESCREVE UMA CRÓNICA!

9º A e 9º B e LP

Aos alunos que acompanham este projeto PILP, desde que nasceu (9º B), e
aos alunos que apenas neste ano letivo são meus alunos (9º A), apresento os principais "convidados" das aulas deste ano:

O Conto tradicional "Dar Vista aos Cegos" da autoria do povo português, sendo recontado por Teófilo Braga.


O Conto literário O Tesouro da autoria de Eça de Queirós.


O Conto literário "O Principezinho" da autoria de Saint-Exupéry.



O Auto da Barca do Inferno da autoria de Gil Vicente.


Os Lusíadas da autoria de Luís Vaz de Camões.


A Poesia é sempre a nossa convidada de honra, pois tem presença assídua ao longo do ano...




Os textos de imprensa - Crónica, a notícia, a reportagem -  o texto publicitário serão convocados em muitos momentos!


As hiperligações ao blogue Lingua Portuguesa 9, do professor António também vão marcar presença!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

7A - Projeto P7

 
 Manual de 7º ano



O 7º A estará conetado com este blogue, onde surgirão, como num guião, percursos de trabalho:

1º PERCURSO

OFICINA DE ESCRITA

(A partir de proposta referida no manual)

Para escreverem um conto a partir da capa do manual, os alunos seguem 3 etapas :

1ª - Pistas de escrita / Planificação do texto
- Personagens: Quem são? Quais as suas caraterísticas?
- Espaço/ambiente: Em que espaço se desenvolve a ação? Como se carateriza esse espaço?
- Ação: O que aconteceu às personagens? Com que conflito se deparam? Quais os objetivos dos protagonistas? Que obstáculos têm de superar?
- Final: Qual o desenlace da história?
-Moral da História: Que lição nos transmite?



2ª - Redação do texto

Trabalho a realizar em pares.




3ª - Revisão do texto




Após a primeira leitura do texto produzido, fazer a sua releitura e ver se:

• A história foi escrita de forma a chamar a atenção do leitor? O início cativante? O final fica na memória?

• A narrativa está completa, tem princípio (introdução),meio (desenvolvimento) e fim(conclusão)?

• Foram incluídos elementos que permitem a caracterização do espaço e do ambiente?

• As personagens foram caracterizadas de forma a despertar simpatia ou antipatia no leitor?

• Foram incluídos diálogos entre as personagens?

• A história está organizada em parágrafos, que estruturam os vários momentos da ação?

• Foram incluídos adjetivos, comparações e metáforas adequadas?

• Foram respeitadas as regras de escrita?

• Tem título?



Registo sobre o meu texto:

Aspetos positivos
Aspetos a melhorar
Sugestões para melhorar


3ª - Reescrita do texto

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mensagem início de ano letivo 11-12


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

muda-se o ser, muda-se a confiança;

todo o Mundo é composto de mudança,
(...)


Começa assim um soneto de Camões...
Também nós, este ano particularmente, sentimos a MUDANÇA...

... na ORTOGRAFIA
... na GRAMÁTICA
... nos ALUNOS
... nas TURMAS
... nos PROFESSORES
... nos tempos
... nas vontades
... nas confianças






quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Uma vez por outra, arrisca uma experiência diferente...

... peças curtas, vistas largas





No ano letivo 2011-2012, este espaço e este lema são pontos de  partida para as aulas de Teatro da turma C do 7º ano.



 
Apresentações e primeiras impressões e expressões

Dos alunos e professora

Do Teatro
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/teatro/
http://www.youtube.com/watch?v=d7eoScYWnWc
http://www.sobresites.com/teatro/index.htm
















Nós teatralizamo-nos!
E tu?!
Teatraliza-te…


Os Jograis do Minho, alunos de Teatro do 7º C…




Em Novembro 2011

… Pelo teatro é que revelaram o lendário São Martinho – Verão de são Martinho - na feira de São Martinho da EBI Arnoso Santa Maria.




Em Dezembro 2011
… Pelo teatro é que deram voz a um menino especial e um  pai natal peculiar.
Ler mensagem no blogue PILP “Dinamização da escola: teatro”.





Em Janeiro 2012
 … Pelo teatro é que envolveram, na BE,  alunos e professoras do 1º ciclo, público atento e interativo/cooperativo.




Em Abril 2012

… Pelo teatro é que levaram a EBI Arnoso Santa Maria ao Palco da Casa das Artes, no âmbito da Quinzena da Educação de Vila Nova de Famalicão.

Na Mostra de Teatro, realçam-se dois contributos amadores de atores, dramaturga e encenadora. 




1º Fumar: Ato Social que faz Mal

Num restaurante, fumar é encarado por uns com apetite e como ato individual e por outros com limite e ato social…
Afinal, chega-se ao (des)entendimento?


2º Nicotina e Chocolate

Um cigarro jovem e deprimido que já ninguém quer fumar…
Um cigarro velho e reformado que resolve transformar-se para dar sentido à sua vida…
No Sarau, deram “Recados” diferentes com a colaboração dos alunos de música do 8º B e quatro alunos do 9º ano.


… Pelo teatro é que foram ativistas do PELT (Programa Escolas Livres de Tabaco) levando a cena fumadores e cigarros compulsivos e convertidos.


… Pelo teatro é que engrandeceram, através da  voz, cor, movimento e melodia, o projeto anual da turma  “Peças Curtas, Vistas Largas”, que engloba várias manifestações artísticas destes alunos.


… Pelo teatro é que tiveram oportunidade de experimentar- (se), descobrir-(se) e refletir-(se).


… Pelo teatro é que prometeram alterar (com)posturas.

… Pelo teatro é que se sentiram diferentes como alunos apoiados e aplaudidos pela comunidade educativa.