segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Os Lusíadas - Guião de uma viagem

Vamos iniciar uma viagem longa...
Vamos  aproveitar as paragens que Luís Vaz de Camões nos propicia...
Vamos embarcar na  epopeia Os Lusíadas.






AUTOR...



(RE)CONHECIMENTO



... poetas portugueses prestam homenagem
clica e lê
clica  e escuta/compreende


... pintores prestam homenagem
clica.. e aprecia



... alunos e professores realizam trabalhos escolares
clica e lembra o trabalho realizado no ano anterior "Criação em Ação" - João de Barros e Camões? Que relação?
clica e vê o que outros fizeram
clica e lê o texto "Verdadeiro poeta" escrito por uma aluna o 9º ano!


... todos os portugueses o consideram um grande português

clica e vê Camões num Concurso televisivo
clica e vê Camões no Instituto Camões
clica e vê Camões no facebook







A PROPÓSITO

Camões e Fernando Pessoa?
Que relação?



A professora de Língua Portuguesa, como elemento do Departamento de Línguas e no âmbito do Projeto A Poesia Anda Na Escola, convidou Ivo Machado que presenteia, juntamente com o declamador António Sousa,  os alunos do 9º ano com o Recital
 "Mar Português - Fernando Pessoa".

(2 de Março na Biblioteca da Escola)










 


OBRA

Contributo de um aluno de NEE









Contributo de programa televisivo

Escuta, recolhe e organiza informação
(Mapa conceptual/ Mapa de ideias)






Tempestade de ideias


Trabalho a colocar














ROTEIRO DE UMA VIAGEM


 Episódios de Os Lusíadas no 9º ano  

 

 Viagem de Ida:

 Lisboa/Portugal  » Calecut/ Índia

(Cantos I a VI)


Cantos VII a X - Estudo no Ensino Secundário






Canto I

Proposição (estâncias 1-3)




  Invocação e a Dedicatória (estâncias 4-18)










Narração
 estância 19 .... No Oceano Índico...
 "Já no largo Oceano navegavam"
             Início da Narração 
 Plano da Viagem
                    












           Consílio dos Deuses no Olimpo
 (estâncias 20-41)
                  (episódio mitológico) - Plano do maravilhoso






Canto II -  Mombaça .... Melinde









 Canto III

Narração - .... Em Melinde...                      
Vasco da Gama narra...
 
                        ... Inês de Castro (118-137) 
                                                (episódio lírico e trágico)
             Plano da História de Portugal


CLICA para visão geral
CLICA para visão específica sobre estrutura do episódio





Canto III - Melinde









Canto IV

Narração - .... Em Melinde... 

Vasco da Gama narra...




... Batalha de Aljubarrota (28-45)
       
(episódio bélico) - Plano da História de Portugal










                  
 
 ....Partida de Belém (83-89)


                     Plano da Viagem







Canto V

Narração - .... Em Melinde...

Vasco da Gama narra...





... Adamastor (37-80)
 (episódio simbólico)
Plano do maravilhoso/Plano da viagem/ Plano da História de Portugal











Canto VI

A caminho da Índia...



Tempestade e intervenção de Vénus (70-91)
(episódio naturalista)
 Plano da Viagem






Chegada a Calecut (92-93)
 Plano da Viagem





Cantos VII e VIII - Na Índia
Cantos IX - Regresso a Lisboa ...  Ilha dos Amores
Canto X - Ilha dos Amores - Máquina do Mundo/Profecias  / Chegada a Lisboa

 




Para ver com olhos de LER


1
Maratona de leitura de Os Lusíadas




2



3
Contributo do teatro Actus
Clica e recorda a peça a que assististe.



4

Produção escrita

Carta de Vasco da Gama ao Rei D. Manuel para dar conhecimento da chegada à ìndia
Autoria: aluno João Barbosa - ano de 2011



4
Quadros síntese de Os Lusíadas





segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

UMA FORMA DIFERENTE DE EDUCAR PARA A SEXUALIDADE

Ano letivo 2010-2011


Na turma do 8º B, Amor e Sexualidade... Leituras sobre o Amor é contributo de 90m + 45m da disciplina de Língua Portuguesa, professora Maria José Morais, no âmbito do programa PES de  Educação Sexual, Projeto coordenado pelas Diretoras de Turma, Rosa Rodrigues e Marta Guimarães que é exposto abaxo.



O PRINCIPEZINHO e a RAPOSA
de Saint Exupéry

Amor é fOGO...
de Luís Vaz de Camões


Projeto interdisciplinar 2010-2011











Ano letivo 2011-2012



Na turma do 9ª B e do 9º A, Uma Forma Diferente de Educar para a Sexualidade , projeto interdisciplinar (LP; ING: GEO; HIST; EDF; EMRC e CN)  é apresentado pela formanda Maria José Morais (diretora de turma do 9º B e professora de Língua Portuguesa das 2 turmas), no âmbito do programa PRESSE, após frequência de Oficina de Formação de Diretores de Turma.

As diretoras de turma, Maria José Morais e Marta Guimarães, coordenarão a implementação deste projeto, incluído nos Projetos curriculares de Turma e inserido na temática "Ser Diferente" do Projeto Educativo da EBI Arnoso Santa Maria.

A sala de aula e a biblioteca da escola são os espaços de implementação, ao longo do 2º e 3º períodos.
As aulas de Formação Cívica não são contempladas, já que as turmas se encontram divididas, estando metade dos alunos com a Diretora de Turma na dinamização do Projeto Escolhas e Partilhas, e outra metade com a psicóloga Lucinda Fernandes em orientação vocanional, durante o 2º e 3º períodos. Daí que esta seja "uma forma diferente de educar para a sexualidade", mesmo que a aula de Formação Cívica não esteja dsiponível.






A ALCOVITEIRA, BRÍZIDA VAZ
da peça de Gil Vicente "Auto da Barca do Inferno"

          A Alcoviteira de Vermeer
Vamos fazer a leitura desta pintura!--------------------------  Ver blogues dos alunos: Daniel



Eis o plano para Língua Portuguesa:






Eis momentos do bibliopapper (LP e BE)
















Eis a planificação do projeto Uma Forma Diferente de Educar Para a Sexualidade












Material de Apoio PRESSE 3º ciclo








Descrição de Florença e de Guimarães

Cidade de Florença

Na obra"O Cavaleiro da Dinamarca", Florença é  cidade capital cultural do Renascimento.






Cidade de Guimarães

Capital europeia da cultura 2012

Redige um texto descritivo, a partir das imagens.








Consulta esta informação