sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PELT - Escolas Livres de Tabaco e PRESSE - Ed. Para a Sexualidade


Na turma F do 7º ano ....
em Cidadania e não só...
 irá ser implementado o PELT - Programa Escolas Livres de Tabaco.




O PELT (Programa Escolas Livres de Tabaco) é um programa que visa contribuir para evitar ou atrasar a idade de início do consumo de tabaco nos jovens escolarizados e tem como objectivos: incluir a prevenção e controlo do tabagismo nos curricula escolar; promover a cessação tabágica junto da comunidade escolar;- formar os professores em tabagismo;- dotar os alunos de competências para a adopção de estilos de vida saudáveis; colaborar com a comunidade em geral na promoção e criação de ambientes saudáveis; promover a adesão ao programa de 100 escolas do 3º ciclo do Ensino Básico e que estas se transformem em “Escolas Livres de Tabaco”.








Programa







 Materiais de apoio


Sessões de trabalho









Clica

O Projeto dos alunos de Teatro - 7º C, no ano anterior

Um Projeto de alunos de outra escola





 Projeto 7F












Na turma F do 7º ano
Em Cidadania e não só...
 será implemantado o Projeto PRESSE










Ver o projeto realizado no ano anterior nas turmas de 9º ano

Consultar material de apoio PRESSE 3º ciclo






Ver o projeto realizado no ano anterior no 7º C


trong>

Publicidade e Literatura

A propósito da análise do anúncio publicitário que se encontra na pág. 17  manual de 9º ano "Com Todas as letras"...



... ver vídeo de promoção da leitura







... ver Percurso PILP - Texto publicitário e a intertextualidade






... ver vídeo Literatura na Publicidade Televisiva









PROPOSTA DE TRABALHO



TAMBÉM TU PODES FAZER UM TRABALHO SOBRE A PUBLICIDADE.

ASSIM, NO ÂMBITO DO PROJETO "ESCOLAS COM VIDA: FAZ A DIFERENÇA",

FAZ UM ANÚNCIO INSTITUCIONAL SOB A TEMÁTICA DA VELHICE.


BOM TRABALHO!

domingo, 16 de setembro de 2012

9º ano - "O Principezinho" Filme e Crítica - 2012-2013




Ficha técnica

Opiniões

Críticas de filmes


Propostas


1
Os alunos apresentam as suas críticas ao filme "o Pequeno Principe". - Oficina de escrita


2
Consulta de percurso PILP do ano anterior


3
Após leitura do livro...

... crítica ao livro
... Ficha de verificação de leitura - Compreensão oral e escrita / Expressão Oral e Escrita


4
Viagem pelos planetas... sua simbologia... atual?!





Contrato Pedagógico 2012-2013


"O único lugar no mundo onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."


(Vidal Sasson)




Contrato Pedagógico







Eu, _________________________________________, nº ___ da turma ___ do ____º ano, depois de refletir sobre as atividades e regras de conduta que permitem um melhor aproveitamento, comprometo-me na aula de Português a:





1. Atitudes e valores

• Participar com empenho em todas as atividades propostas pela turma;

• Comportar-me com correção e sentido de responsabilidade;

• Ser pontual e assíduo(a);

• Ser solidário(a);

• Respeitar a professora e os colegas, bem como as suas opiniões;

• Trazer o material necessário para a aula;

• Realizar os trabalhos de casa;

• Ter o caderno limpo e organizado /índice;

▪ Utilizar o computador somente para a pesquisa proposta.



2. Leitura

• Ler textos do manual selecionados;

• Ler textos produzidos pelos colegas;

• Ler obras completas: leitura orientada (obras do programa)
e leitura recreativa (biblioteca) – (…)

• Ler textos para informação e estudo.



3. Expressão escrita

• Escrever textos no caderno ou no PILP - Oficina de escrita.

- Por iniciativa própria;

- Por sugestão da professora;

- Resultantes de pesquisa;

- Produzidos na aula;

• Preencher as fichas de leitura e/ou guiões.
- Produzir



4. Expressão oral

• Participar oportuna e regularmente em atividades sugeridas pela professora e/ou pelos colegas;

▪ Sinalizar, através de dedo no ar, a participação na aula (aguardar autorização da professora);

• Dar o meu testemunho pessoal para o enriquecimento das atividades da aula;

▪ Expor as minhas dúvidas, dificuldades, opiniões e ideias;
Realizar fichas de avaliação da oralidade - Oficina da oralidade



5. Conhecimento explícito

• Realizar as atividades propostas quer nas aulas de Português, quer no apoio para preparação de exames, e estudar os conteúdos gramaticais - Oficina de Gramática;

• Realizar fichas de alargamento/remediação de conhecimentos.
Realizar 1 ficha  de aval sumativa por período



6. Avaliação

• Contribuir para a avaliação de todo o trabalho efetuado individualmente e em grupo;

• Realizar 1 teste escrito de 90 m por período/modelo prova final de ciclo,  com empenho e apresentação;

▪ Apresentar os testes de avaliação devidamente assinados à professora;

• Promover a auto e a heteroavaliação em várias atividades em contexto de sala de aula.



7. O Projeto de vida

O que queres fazer no futuro?

Como imaginas a tua vida daqui a uns anos?

Quais são os teus projetos pessoais e qual o contributo/papel da escola e/ou desta disciplina no seu alcance?



Aluno(a): ________________________________________________________________________

Professora: ______________________________________________________________________

Encarregado(a) de Educação: _______________________________________________________







ANO LETIVO 2012-2013










Critérios de Avaliação de Português