quinta-feira, 15 de novembro de 2012

OMS - Ocorrências Mínimas... Máximo sucesso




Cenário

Neste ano letivo 2012-2013, no mês de outubro



Turma heterogénea
Grupo com alunos provenientes de 5 turmas
Grupo com potencialidades, com objetivos ...
Grupo com a maioria a perturbar a dinâmica letiva e com uma minoria insatisfeita com o grupo em que estava inserida...

Conselho de Turma
Insatisfeito com a atitude dos alunos nas aulas...
O Comportamento condiciona o aproveitamento...


Muitas ocorrências mensais
 (falta de TPC, de material, de assinaturas do encarregado de educação, de comportamento...)


Aulas de Cidadania
Assembleias de turma devido às ocorrências; registos nas cadernetas escolares; convocatórias para encarregados de educação de alunos com reincidência de ocorrências se deslocarem à escola semanalmente...
Tentativa de iniciação das 6 sessões do PELT...






Plano de ação
Aos alunos, professores e encarregados de educação, a diretora de turma propõe  o
 Projeto OMS - Ocorrências Mínimas, Máximo Sucesso
 (disciplinas emvolvidas: Cidadania; Português; Educação Física...)
 
Objetivos:
- Melhorar atitude (s) individuais e de grupo
Saber estar, saber ser, saber fazer,
para alcançar o máximo sucesso escolar.

- Operacionalizar objetivos dos programas PRESSE e do PELT.
2 etapas/2 caminhos na realização deste projeto
  
 
1ª etapa
Regimento Interno da Turma (R.I.T.)
A partir deste documento central que rege a turma, várias iniciativas se realizarão, ao longo do ano.
Professora de Cidadania/Português e os alunos protagonizam as dinâmicas seguintes





 

7 palavras escolhidas/recolhidas por cada um dos alunos no R.I.T.
A partir daqui...
 
... Mapas de conceitos/esquematização feitos em Cidadania e Português - 1º Período
Gráfico

 
... Compromisso de Honra 7F - 1º, 2º e 3º  Períodos

Redação de metas pessoais e análise do seu alcance por parte de cada aluno no 1º, 2º e 3º períodos letivos.
 Este documento sofrerá atualizações ao longo do ano. Seá usado nos inícios de período (2ª e 3ª) para reapreciação nas aulas de Cidadania e também nas reuniões com os Encarregados de Educação.

... Carta aos Pais do Meu Natal - 1º Período
Esta oficina de escrita, a realizar no final do primeiro período, na disciplina de Português, visa:
  • Aplicar a estrutura da carta informal;
  • Planificar, redigir e rever texto produzido;
  • Refletir quer nas metas pessoais, quer de grupo no que diz respeito ao percurso escolar;
  • Contactar com os pais, encarregados de educação, de maneira diferente... apelando à sua participação
Na reunião de 8 de janeiro com os encarregados de educação, estes serão interpelados face à carta que lhes foi entregue pelos seus educandos no Natal.


...  Dicionário Poético da Turma - 3º Período
Três alunas da turma, Beatriz, Catarina e Anabela surpreenderam a turma e a diretora de turma, no final do ano letivo, com este trabalho


 



 
... A ESCOLA e a CIDADANIA - 2º e 3º Períodos
 
  • Palavras em ação:
           Cidadania... Direitos e Deveres... Liberdade... Respeito... Responsabilidade... Esforço



 
  • Sessões do PELT e do PRESSE em articulação com o Projeto da turma OMS

- Sessões 3, 4, 5 e 6 PELT
  • O Comportamento e o meio social (normas sociais, publicidade e grupos)
  • Querer é Poder
  • Eu? ... o que vou fazer?

- Sessões PRESSE - O que é SEXUALIDADE? ... Educação para a Saúde!
  • Estilos comunicacionais

  • Sessões PRESSE a dinamizar:
  • Corta e Cola Na Minha Autoestima
  • Mensagens Assertivas
  • Histórias de Aqui ao Lado
  • As Mulheres Percebem de futebol?
  • Os Papéis do Género no relacionamento Interpessoal - Casos da VIDA ,,, (Dramatizações)

- O PRESSE nas aulas de  Português, de Cidadania, de Educação Física  e na BE - 30 de junho de 2013... BIBLIOPRESSE


- Além destas sessões selecionadas entre as 6 previstas pelo PELT e as 12 previstas pelo PRESSE, apresentam-se as sessões PRESSE, a fim de outros professores poderem colaborar na sua implementação.


A PARTILHA de materiais/recursos


- Partilha de trabalho de outra escola..
 

 
 - Para ver, ouvir,  ler e sentir ...

 

 





 
7 dramatizações de Metáforas... - Das Palavras aos atos...

A partir daqui ...
 Uma Fábula, uma parábola, um conto, uma metáfora podem ser mais fáceis de compreender do que mil explicações teóricas...

As metáforas e contos são ferramentas importantes na educação.
A humanidade, em sua fase oral, utilizava os contos, os adágios, as parábolas, as metáforas, para ensinar às gerações mais jovens, a história e estórias de sua própria gente, dos antepassados míticos e heróicos.
As metáforas comunicam indiretamente
  • Lenda Oriental
  • O Elefante acorrentado
  • Você se torna naquilo que acredita que é
  • Expetativas
  • Duas Rãs Nma Taça de Natas
  • Pressa






5 avatares
falam de escola, opções e sonhos, partindo de textos redigidos por 5 alunos (seus criadores) a quem a professora de Português apoia na construção de texto e na reprodução através do intrumento web 2.0 voki...
Em parceria com a BE e o Projeto Ler é...

  1. Produção de texto
Eu, a Escola e os meus sonhos...
Escrevendo o meu futuro

    Plano de escrita
    1
    "Que experiências de vida?" "Que futuro?"
    "Que contributo da escola para o meu futuro?
    "Que faço na escola pelos meus projetos de vida... pelos meus sonhos?

    2

      

    

    AVATAR
     da Professora Maria José Morais



    VER BLOGUE DO ALUNO TIAGO 7F






    2ª etapa
    Dinâmicas de grupo (s)

    Convidados - professores, encarregados de educação/pais, avós.... -
     partilham experiências/vivências
     ... modos de ser, estar e fazer
    Guião de orientação para alguns convidados
    Colaboração da Psicóloga da Escola






    1º Período
    15 de nov. 2012 e 22 de nov. 2012
    O GRUPO e A LINGUAGEM











    1ª Convidada

    Raquel Veloso



    O GRUPO

    Que pretendemos como grupo-turma?

    Palavras dominantes
    Resultados
    Ação
    Intenção
    Objetivos
    Motivação
    Boas notas
    Estudar
    ORGANIZAÇÂO
    A LINGUAGEM
    Qual a nossa intenção?
    Palavras dominantes
    Comunicação verbal e não verbal
    Linguagem/assertividade
    Autoconceito
    Autoestima
    Vestuário
    Formas de tratamento
    Feedback
    Como falo comigo?
    "A linguagem não verbal é a mais verdadeira!"
    Ligações  ao PELT e ao PRESSE

     
     
     
     
     
     
     
    2º Período
     
     
    
     
    2ª Convidada

    Psicóloga da escola
    Lucinda Fernandes
     
    O GRUPO
    Que rumo para o grupo-turma?
    Quero pertencer à tripulação deste "barco" ou abandono-o ou ajudo a afundá-lo?
     

     

    Dinâmicas criativas e reflexivas sobre o que quero par mim e paro o grupo
     
     

     
     


     
     
     

     
     











    3ª Convidada
    Diretora  da escola
    Cândida Pinto



    O testemunho da profissional que valoriza a cooperação, a dedicação, o trabalho...

    O testemunho da pessoa movida pelo humanismo.... atenção à pessoa como ser integral!








    3º Período

     


    4ª Convidada

     

    Representante dos encarregados de educação da turma

    Ilda Veloso 

     

     
    Um testemunho de força de vontade, de incentivo perante o trabalho e a qualificação profissional. passaporte para o futuro