sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Natal em debate

Finalizámos as aulas do 1º período, fazendo uma reflexão sobre a simbologia associada ao conto que estudámos: O Cavaleiro da Dinamarca.
Verificámos que os valores universais que aí se representam através da personagem principal - fraternidade, amizade, família, paz, fé... - estão a perder a sua força nos dias que correm!
Segundo e seguindo a visão tradicional de Natal, esta época é a festa da família, do entendimento, da fraternidade e da esperança.

Por isso, ficou decidido que, no início de 2010, isto é, no 2º período, o plano da primeira aula teria como tema: Natal em debate...

O assunto em debate é o significado de Natal hoje em dia:
 Natal =  festa do consumismo sem limites, espectáculo... por oposição ao Natal= festa de tradição e religião.

A pesquisa e a preparação do debate, a partir dos recursos(fotocópias fornecidadas pela professora), são necessárias para que se possa realizar um bom trabalho.

Colabora!

Os vídeo que se segue servem de incentivo/motivação para a tua pesquisa e, posterior, defesa do teu ponto de vista ou opinião sobre este assunto.






Clica neste link, pois pode ajudar-te, também, na tua pesquisa:
idEdicao=423&id=60435&idSeccao=6541&Action=noticia

1 comentários:

Fátima Leite disse...

Olá Maria José,
A mensagem deste video,deve ser a mensagem do espirito natalicio mais actual que já vi.
Ainda esta semana a conversar com os meus filhos e com um jovem universitário, comentávamos mesmo isto, que Espirito de Natal nos rodeio, pois tinhamos ido ao musgo e feito o presépio tradicional em nossas casas, então questionávamos se tinhamos colocado lá as personagens actuais do Natal; a Popota, a Leopoldina, o Elefante, o Macaco,o Pai Natal na piscina, enfim, como seria o presépio no futuro? Uma selva? O Pai Natal já há muito que substitui o Menino Jesus, a Popota pode substituir a Maria, a Leopoldina o S. José o Elefante o Burro e por fim o Macaco a Vaca.
não deixemos que isto aconteça.
Um Bom Natal.