segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Com Sophia nas aulas de 7º e 8º

Duas obras de Sophia M. B. A. vão ser o nosso passaporte durante este 1º período...

...No 7º ano, vamos viajar com "O Cavaleiro da Dinamarca"

Etapas da Viagem







O início do conto, ainda na Dinamarca...

http://www.mixbook.com/photo-books/education/vivaldi-no-reino-da-dinamarca-4606561




Esta viagem abre portas a muitas actividades:
Dá uma espreitadela!
http://lingua-portuguesa-online.blogspot.com/2009/01/o-cavaleiro-da-dinamarca_02.html
http://www.profteresa.net/c_din_guiao_ESLF.pdf
http://www.eb23-monte-caparica.rcts.pt/webquests/Mace/index.htm
http://www.profteresa.net/oficinaescrita/Of_Escrita_Ficha8_entrevista.pdf


Última etapa do Cavaleiro: De Antuérpia à Dinamarca
Momento da chegada do Cavaleiro a sua casa.
" E assim foi. Os rios estavam gelados, a terra coberta de neve."

1- Indica os obstáculos que o Cavaleiro teve de ultrapassar nesta etapa da sua viagem.
2- Quem o ajudou neste momento?
3- Caracteriza o estado de espírito do Cavaleiro nesta fase final da  sua viagem, justificando com expressões do texto.



Entrevista imaginada!
Na localidade onde o Cavaleiro vivia, no dia 26 de Dezembro daquele ano, foi difundida a notícia do seu regresso. De imediato, muitos habitantes revelaram o desejo de se encontrarem com O Cavaleiro, fazer-lhe perguntas e ouvi-lo contar as aventuras que viveu na sua viagem à Palestina.
Imagina que eras um desses curiosos habitantes, tal como fez o Rúben.
Partindo do conhecimento que tens do conto, prepara um guião com perguntas e imagina as repostas.









No 8º ano, vamos surpreender-nos com a "História da Gata Borralheira"


  • Eis o conto integral
  • Eis formas de verificar os teus conhecimentos sobre o conto
http://www.malhatlantica.pt/netescola/lportuguesa/port8testform1.htm
http://testesdeportugues.blogspot.com/2009/01/historia-da-gata-borralheira.html

 http://testesdeportugues.blogspot.com/2009/05/historia-da-gata-borralheira.html


A propósito do anúncio da pág. 67 do teu manual...






  • O Conto e o "Baile da paróquia" - relação de intertextualidade
A propósito da actividade da pág. 85 do teu manual...





  • O Conto e os seus elementos simbólicos
A carga simbólica deste conto de Sophia é inquestionável!
O baile, o sapato, o caminho  e o espelho são os símbolos que vamos destacar...



Apresentação de 2 propostas:

1ª - A partir do 1º parágrafo do conto estudado e do mito de Narciso abaixo exposto, estabelece relação de semelhança entre esses dois textos!

Como uma rapariga descalça, a noite caminhava leve e lenta sobre a relva do jardim. Era uma jovem noite de Junho, a primeira noite de Junho.
 E debruçada sobre o tanque redondo
ela mirava extasiadamente o reflexo do seu rosto.


Era uma vez um homem muito belo de nome Narciso que vivia numa floresta e desconhecia a sua própria beleza.

Certo dia, chegou à beira de um lago, inclinou-se para beber e, para seu grande espanto, apercebeu-se da sua imagem que se reflectia na água.

Esse espelho devolvia-lhe o desenho de um rosto perfeito, iluminado por grandes olhos, um pequeno nariz e uma boca que se diria formada pelas pétalas de uma rosa.

Os cabelos, também, belíssimos, completavam o conjunto. Narciso, em êxtase, apaixonou-se por essa imagem e tentou, inutilmente, apoderar-se do reflexo da sua beleza.

Desesperado por não conseguir, Narciso vagueou durante muito tempo pela floresta até ao dia em que, ao voltar uma vez mais à beira do lago para ver o seu amor, caiu na água e se afogou.

Mas os deuses tiveram pena dele e transformaram-no numa flor, que, a partir de então, se pode admirar na Primavera.





2ª - A partir das imagens seleccionadas abaixo, escolhe uma delas e redige um texto de opinião, apresentando e justificando a tua escolha (refere-te a elementos específicos da imagem).
Se preferires, escolhe uma música ou um texto verbal que conheças. Assim, vais colocar a imagem/texto icónico a "dialogar"(intertextualidade) com outro tipo de texto!

Valia a pena escrever sobre isto:




Texto Para Dar Opinião
<<Valia a pena pensar nisto:

Numa sociedade de encontros virtuais, sentimo-nos, muitas vezes, dentro de uma “sala de espelhos”, cujo perigo reside em ficarmos prisioneiros de reflexos que se apresentam como a nossa verdadeira essência.
Buscamos sempre referências nas pessoas à nossa volta. Elas funcionam como espelhos que nos mostram os nossos comportamentos e atitudes.

É fundamental encontrar orientação segura da nossa própria imagem em ‘espelhos’ que são reflexo da nossa verdadeira identidade. Esses espelhos encontram-se, necessariamente, no mais profundo de nós mesmos.





  • Expressões do conto a reter na memória:
"aquele baile era para Lúcia a porta de acesso para esse outro mundo."
(oportunidade)

"é preciso não dar importância a este género de espelhos. São como as pessoas más, não dizem a verdade."


"Viver é escolher. (...) - Tenho de escolher outro caminho."
"Eu sou o outro caminho."
(responsabilidade/escolha)



"Dá-me o teu sapato: é o preço do mundo."
(responsabilidade/escolha)



  • Uma entrevista original, todavia...
http://historiadagataborralheira.bloguepessoal.com/

  • Um conto pouco tradicional
http://www.profteresa.net/Ftrab_cinderela.pdf


OUçam 3 contos infantis "pouco tradicionais"

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Estudo do Adjectivo

1) Classe de palavra variável que exprime qualidades/características relativamente a realidades concretas ou abstractas.

1.1) Género
- Adjectivo biforme: 1 forma para o masculino (alto) e 1 forma para o feminino (alta)
- Adjectivo uniforme: 1 forma apenas para o masculino e para o feminino (grande)

1.2) Número
- Singular e plural

1.3) Grau
- Normal
- Comparativo
- Superlativo
Nota: Existem, tal como nos nomes, aumentativos e diminutivos : ex. grandalhão e tristinho!

         Existem comparativos e superlativos especiais

Grau Normal: bom    ;  grau comparativo:  melhor    ; grau superlativo: óptimo/ótimo
Grau Normal: mau    ;  grau comparativo:  pior         ; grau superlativo: péssimo
Grau Normal: grande;  grau comparativo:  maior       ; grau superlativo: máximo
Grau Normal: pequeno; grau comparativo:  menor    ; grau superlativo: mínimo


A nossa atenção deve redobrar no grau superlativo absoluto sintético

Depois de realizares os exercícios propostos na aula (caderno de actividades e ficha fornecida pela professora), podes continuar o teu estudo. Clica aqui!
Continua a exercitar...

Consulta, sempre que precisares esta lista de adjectivos.