O professor Gustavo Soutinho vai aplicar/vigiar as actividades propostas neste blogue, sob supervisão da professora de Língua Portuguesa. São direccionadas aos alunos do 7º A e C propostos para esta modalidade de apoio, às 2ªs feiras, das 14.30 às 15.15.
A professora de Língua portuguesa, em dinâmicas lectivas de 45m no Estudo Acompanhado, poderá verificar o que foi feito e como foi feito. A correcção e exposição de dúvidas serão feitaa pelos alunos frequentadores desse tempo de estudo, enquanto a professora envolverá os restantes alunos da turma nesta actividade. Desta maneira, pretende-se colmatar a falta de professor de Língua Portuguesa para a leccionação das actividades de compensação, surgindo este modus operandi como medida excepcional que vai ao encontro dos interesses dos alunos e da meta do Projecto Educativo "Melhorar os níveis de Competências Básicas dos Alunos".
A professora e alunos vão usar como recurso: blogues, quadro interactivo e cadernos.
Data: 24 / 01 / 2011
Lição 1
Sumário
Técnica do resumo: exercício de aplicação a partir do texto "A Sereia de Ponte Ruiva".
Competências
Leitura e Escrita
Actividade/ Estratégia
- Leitura do texto e realização da sua contracção ou resumo.
- Material de apoio - Texto informativo sobre o resumo.
Data: 31/01/2011
Lição 2
Sumário
Resumo do texto " O Cavalo de Tróia". Uso dos articuladores do discurso.
Actividade/ Estratégia
- Leitura do texto e realização da sua contracção ou resumo.
- Material de apoio - Texto apresentado de seguida. Deve consultar os articuladores do discurso.
Lição 3
Sumário
Leitura expressiva da obra de Alice Vieira "Leandro, rei da Helíria".
Início de registo da ficha de leitura sobre a obra referida.
Competências
Leitura e escrita
Actividade/ Estratégia
- Leitura do texto e registo.
- Material de apoio
Data: 21 / 02 / 2011
Lição 4
Sumário
Continuação do sumário da aula anterior - leitura expressiva de algumas cenas do texto dramático "Leandro, rei da Helíria". Prenchimento da ficha de verificação de leitura.
Data: 28 / 02 /2011
Lição 5
Sumário
Continuação do sumário da aula anterior - leitura expressiva de algumas cenas do texto dramático "Leandro, rei da Helíria". Prenchimento da ficha de verificação de leitura.
Data: 14 /03/ 2011 e 21/03/2011
Lições 6 e 7
Sumário
Exercícios de flexão verbal. Estratégia de preparação para a atividade lúdico-didáctica de Estudo Acompanhado.
Competências
Conhecimento Explícito da Língua aqui
Actividade/estratégia
Resolução dos exercícios das págs. 10,11, 12 e 13 . Para resolveres, clica
Data: 28/03/2011 e 04/04/2011
Lições 8 e 9
Sumário
Resolução de fichas sobre uso pontuação (fotocópia).
Datas: 23/05; 30/05; 06/06
Lições: 13, 14 e 15
Sumário:
Resolução de duas fichas de aplicação de conhecimentos sobre as funções sintáticas e as classes de palavras.
Competência: Conhecimento explícito da língua
Atividade/estratégia
Resolução da 1ª ficha com o auxílio das mensagens sobre este assunto.
Resolução da 2ª ficha, distribuída em fotocópia, , seguindo as fases de realização propostas.
Orientações:
1- Durante 15 m., deves visualizar e apreender, de forma lógica, o quadro das conjunções coordenativas e subordinativas aqui .
2- Durante 3a m., realiza com outro teu colega a ficha que o professor distribui.
3- Durante 45 m., em Estudo Acompanhado, irá ser corrigida a ficha, explicando a matéria aos restantes alunos da turma, que não frequentam as Atividades de Compensação.
Data: 20/06
Lição: 16
Sumário: Exercícios sobre regras do Novo Acordo Ortográfico.
Competência: Conhecimento explícito da língua
Atividade/estratégia
Resolução da 1ª ficha fornecida em fotocópia e respectiva correção.
Resolução da ficha 1 - Regras de Escrita - que se encontra no PILP "Actividades de Compensação Língua Portguesa 7º ano, turmas A e C.
Competências
Escrita e Conhecimento Explícito da Língua
Actividade/estratégia
Resolução individual da ficha de trabalho 1.
0 comentários:
Enviar um comentário