quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Actividades de Compensação Língua Portuguesa 7º ano, Turmas A e C

O professor Gustavo Soutinho vai aplicar/vigiar as actividades propostas neste blogue, sob supervisão da professora de Língua Portuguesa. São direccionadas aos alunos do 7º A e C propostos para esta modalidade de apoio, às 2ªs feiras, das 14.30 às 15.15.


A professora de Língua portuguesa, em dinâmicas lectivas de 45m no Estudo Acompanhado, poderá verificar o que foi feito e como foi feito. A correcção e exposição de dúvidas  serão feitaa pelos alunos frequentadores desse tempo de estudo, enquanto a professora envolverá os restantes alunos da turma nesta actividade.  Desta maneira, pretende-se colmatar a falta de professor de Língua Portuguesa para a leccionação das actividades de compensação, surgindo este modus operandi como medida excepcional que vai ao encontro dos interesses dos alunos e da meta do Projecto Educativo "Melhorar os níveis de Competências Básicas dos Alunos".


A professora e alunos vão usar como recurso: blogues, quadro interactivo e cadernos.





Data: 24 / 01 / 2011
Lição 1
Sumário
Técnica do resumo: exercício de aplicação a partir do texto "A Sereia de Ponte Ruiva".



Competências
  Leitura e Escrita

Actividade/ Estratégia

  •  Leitura do texto e realização da sua contracção ou resumo.
  • Material de apoio - Texto informativo sobre o resumo.





Data: 31/01/2011
Lição 2
Sumário
Resumo do texto " O Cavalo de Tróia". Uso dos articuladores do discurso.


Actividade/ Estratégia
  • Leitura do texto e realização da sua contracção ou resumo.
  • Material de apoio - Texto apresentado de seguida. Deve consultar os articuladores do discurso.









< Data: 07 / 02/ 2011 - AULA NÃO LECCIONADA  Data: 14 / 02 / 2011
Lição 3
Sumário
Leitura expressiva da obra de Alice Vieira "Leandro, rei da Helíria".
Início de registo da ficha de  leitura sobre a obra referida.


Competências
Leitura e escrita 
Actividade/ Estratégia

  • Leitura do texto e registo.
  • Material de apoio


Data:  21 / 02 / 2011
Lição 4

Sumário
 Continuação do sumário da aula anterior - leitura expressiva de algumas cenas do texto dramático "Leandro, rei da Helíria". Prenchimento da ficha de verificação de leitura.





Data: 28 / 02 /2011
Lição 5
Sumário
Continuação do sumário da aula anterior - leitura expressiva de algumas cenas do texto dramático "Leandro, rei da Helíria". Prenchimento da ficha de verificação de leitura.





Data: 14 /03/ 2011 e 21/03/2011
Lições 6 e 7
Sumário
Exercícios de flexão verbal. Estratégia de preparação para a atividade lúdico-didáctica de Estudo Acompanhado.



Competências
 Conhecimento Explícito da Língua aqui

Actividade/estratégia
Resolução dos exercícios das págs. 10,11, 12 e 13  . Para resolveres, clica






Data: 28/03/2011 e 04/04/2011
Lições 8 e 9
Sumário
Resolução de fichas sobre uso  pontuação (fotocópia).



Datas: 02/05/2011 
 09/05/2011
16/05/2011
Lições: 10, 11 e 12
Sumário
Continuação da resolução de exercícios sobre pontuação e de acentuação.




1- Coloca a pontuação no texto " Os Dez Mandamentos do Clube dos Preguiçosos"

 I- Nasce-se cansado e vive-se para descansar
II- Ama a tua cama como a ti mesmo
III- Se vires alguém a descansar ajuda-o
IV- É preciso descansar de dia para que se possa dormir à noite
V- O trabalho é sagrado não lhe toques
VI- Não faças hoje o que podes fazer amanhã
VII- Trabalha o menos que puderes
VIII- Ninguém morre por descansar demasiado
IX- Quando te vier a vontade de trabalhar senta-te e espere que te passe
X- Se o trabalho é saúde viva a doença






2- A partir de um cartoon fornecido em fotocópia, os alunos deverão redigir frases com intenções distintas de comunicação.




3- Lê este original conto que nos fala de pontuação.
4- Resolve a ficha fornecida para praticar as regras de acentuação.
 
 





Datas: 23/05; 30/05; 06/06
Lições: 13, 14 e 15
Sumário:
Resolução de duas  fichas de aplicação de conhecimentos sobre as funções sintáticas e as classes de palavras.


Competência: Conhecimento explícito da língua

Atividade/estratégia
Resolução da 1ª ficha com o auxílio das mensagens sobre este assunto.
Resolução da 2ª ficha, distribuída em fotocópia, , seguindo as fases de realização propostas.
Orientações:




1- Durante 15 m., deves visualizar e apreender, de forma lógica, o quadro das conjunções coordenativas e subordinativas aqui .


2- Durante 3a m., realiza com outro teu colega a ficha que o professor distribui.


3- Durante 45 m., em Estudo Acompanhado, irá ser corrigida a ficha, explicando a matéria aos restantes alunos da turma, que não frequentam as Atividades de Compensação.



Data: 20/06
Lição: 16

Sumário: Exercícios sobre regras do Novo Acordo Ortográfico.




Competência: Conhecimento explícito da língua

Atividade/estratégia
Resolução da 1ª ficha fornecida em fotocópia e respectiva correção.

















Resolução da ficha 1 - Regras de Escrita - que se encontra no PILP "Actividades de Compensação Língua Portguesa 7º ano, turmas A e C.




Competências
Escrita e Conhecimento Explícito da Língua

Actividade/estratégia
Resolução individual da ficha de trabalho 1.



0 comentários: