quarta-feira, 8 de junho de 2011

Criação em ação...

No 7º ano

Após a realização do trabalho de intertextualidade sobre a Discriminação (articulação interdisciplinar),


Após a leitura e estudo dos "Seis Contos de Eça de Queirós, recontados por Luisa Ducla Soares",




A professora de Língua Portuguesa propôs aos alunos do 7º A e C:
A realização de um trabalho individual de intertextualidade partindo do conto preferido.

A avaliação contempla 2 fases:
1) planificação e expressão escrita do trabalho;
2) planificação e expressão oral do trabalho.

Eis os resultados

7º A
Trabalho da Adriana
Trabalhos da Daniela e do Rafael
Trabalho  da Zita
Trabalhos da Alexandra Araújo e do Rafael Sousa
Trabalho da Inês
Trabalho da Alex
TRabalho do Nuno
Trabalho do João Silva
Trabalho da Catarina
Trabalho da Jéssica
Trabalho da Marta
TRabalho Bárbara
Trabalho da Juliana
Trabalho da Cristiana




7º C
Trabalho da Patrícia e do Vitor
Trabalhos  da Edna e Tiago
Trabalho da Alexandra e da Isabel





Nota: Nos blogues dos alunos também se encontra o trabalho de articulação entre L.P. e Mat. que consistiu na recolha e tratamento de dados. Consultem!
Blogue da Marta do 7º A








No 8º ano

Após a leitura integral d´"Os Lusíadas, adaptação de João de Barros",

A professora de Língua Portuguesa propôs aos alunos do 8º B:
 
A realização de um trabalho individual, escolhido pelo aluno, partindo das seguintes propostas:


A avaliação contempla 2 fases:
1) planificação e expressão escrita do trabalho;
2) planificação e expressão oral do trabalho.


Eis os trabalhos:

Trabalho do Ricardo
Trabalho do João Miguel
Trabalhos do Hugo e da Ana Isabel
Trabalho do Daniel
Trabalho do Rúben
Trabalhos do Tiago e da Maria Catarina
Trabalho da Ana Sá
Trabalho da Sara Alves
Trabalhos da Rita Ferreira e Rita Cardoso
Trabalho da Susana Sá

14 comentários:

Daniela carvalho disse...

Olá, professora Maria José
Sou o pai da Daniela do 7ºA e gosto de passar por aqui, porque ao longo do não fui acompanhando a matéria que a minha filha foi dando.
Acredito que a professora não desista deste blog, pois é assim que a minha filha e os outros alunos em casa podem relembrar a matéria, fazer exercícios e também ter o seu blog.
E agradeço a professora por ter criado este blog, porque notei que a minha filha ao longo do ano evolui graças a este blog e também a professora.
Mas também reconheço que isto não é fácil…
Jamais irá ir este blog abaixo.
Força,
Daniel Carvalho

Patrícia disse...

Olá,

Após a realização do trabalho de intertextualidade sobre a Discriminação, foi muito facil elaborar o trabalho de intertextualidade do conto preferido.

O Português disse...

Olá !!!

Nós achamos que devia continuar com estes métodos de ensinar para com os alunos.
Só achamos que devia ser num ritmo mais lento:-)

Adriana Costa nº1 7ºA
Inês Oliveira nº11 7ºA

Daniela carvalho disse...

Professora,
Gostava que a professora não acabasse com este blog, porque ele é útil para os alunos da escola e não só...
Mas sei que isto dá trabalho.
Parabéns,
Daniela Carvalho

Ouvir e escrever disse...

A partir de agora podemos saber as horas,a data ,os viditantes e as pessoas de todo o mundo no PILP ! Com isto o PILP fica cada ves melhor xD

Marta Carvalho 7ºA Nº16

RICARDO disse...

muito bom dia eu gostaria de saber se a senhora professora se esqueceu de por o link do meu trabalho sou o Ricardo do 8ºb espero resposta no meu blogue

catarina disse...

com este blogue foi me possivel elaborar o trabalho da intertextualidade e que me ajudou imensona elaboraçao.
o pilp tambem nos ajuda a perceber melhor a materia que andamos a dar ou que ja demos.
todos os dias passo o meu tempo no pilp porque me ajuda imenso e tira me bastantes duvidas. alíás todas as duvidas que tenho tiro as no pilp


Ana catarina 7ºC

Patrícia disse...

É muito bom estes trabalhos estarem no blogue, porque assim os próximos 7º anos já como um exemplo os nosso trabalhos.

Hugo Moreira disse...

Olá,

Como já deve ter conhecimento, sou o seu aluno do 8ºB, Hugo Moreira, e passei aqui para deixar a minha opinião sobre este mesmo blog, como foi proposto nestas ultimas aulas de português pela própria professora.

Em primeiro lugar começo por dizer que foi um blog criativo e super actualizado, que nos ajudou muito apesar de alguns alunos terem desperdiçado tal ajuda, agradeço o seu apoio e dedicação que tem mostrado para nos agarrar e cativar ao máximo, pois sei que foi difícil tal acontecimento.

Para terminar deixo o meu muito obrigado e espero que continue a ser minha professora pois já se torna um habito e assim será mais fácil para continuar, se assim for o caso, de passar para o 9º que penso que seja esse o objectivo conseguido.
Obrigado e um abraço do seu aluno Hugo Moreira.

- disse...

Olá,

Como já deve ter conhecimento, sou o seu aluno do 8ºB, Hugo Moreira, e passei aqui para deixar a minha opinião sobre este mesmo blog, como foi proposto nestas ultimas aulas de português pela própria professora.

Em primeiro lugar começo por dizer que foi um blog criativo e super actualizado, que nos ajudou muito apesar de alguns alunos terem desperdiçado tal ajuda, agradeço o seu apoio e dedicação que tem mostrado para nos agarrar e cativar ao máximo, pois sei que foi difícil tal acontecimento.

Para terminar deixo o meu muito obrigado e espero que continue a ser minha professora pois já se torna um habito e assim será mais fácil para continuar, se assim for o caso, de passar para o 9º que penso que seja esse o objectivo conseguido.
Obrigado e um abraço do seu aluno Hugo Moreira.

Dany'Zinhoo' :D disse...

Bem antes de mais quero so dar uma pequena opinião sobre o blog. A meu ver o blog é uma grande mais valia para a nota e conhecimento de alguns. O blog tinha sempre ou quase sempre informações necessárias fora e dentro das aulas de Língua Portuguesa. Quero desde já agradecer o seu empenho, dedicação e tal amor que sente por este blog, visto que está sempre actualizado e o aprefeiçoa cada vez mais no dia-a-dia. Ao longo dos dias penso que este blog se vai tornar muito mais Rico do que é agora, espero que alguns alunos fassam renasçer os seus blogs, já que somos nós que damos vida a este blog principal ou blog-mãe xD.
Os meus grandes e sinceros Parabéns professora e quero aproveitar também para lhe fazer um pedido de desculpa por nao me ter empenhado tanto como no 1º periodo no blog.
Obrigado por esta grande ajuda e por este riquissimo blog.
Muitos Parabéns do seu aluno Daniel da Silva Azevedo nº 11 do querido e muito barulhento 8ºB

Ana Sofia disse...

http://escreveesonha.blogspot.com/


link do blog

Ana Sofia 8ºB Nº6

SuSaNa* disse...

Stora, na verdade você está de parabéns!
Parabéns por dar á "luz" este blog...
parabéns pela dedicação e empenho pelo amor e paciência que lhe dá...
Acho que o blogue nos ajuda muito pois neste encontra-se exercícios, propostas, e muito mais que podemos realizar... Sei que o criou para cativar e ajudar mais os alunos e conseguiu... pelo menos em alguns deles...
Ainda gostei muito mais da ideia de cada aluno ter o seu blogue e poder por lá trabalhos seus..

Por isto tudo Obrigado*...

Anónimo disse...

O blog é fundamental para uma apreadisagem mais didáctica, porém algumas pessoas não aproveitam e não querem saber. O mesmo é interessante para aprender mais coisas sobre pessoas que foram importantes para a literatura portuguesa.
Para concluir acho que a professora devia ser a mesma para o ano, para continuar com esta forma de aprender.