Manual de 7º ano
O 7º A estará conetado com este blogue, onde surgirão, como num guião, percursos de trabalho:
1º PERCURSO
OFICINA DE ESCRITA
(A partir de proposta referida no manual)
Para escreverem um conto a partir da capa do manual, os alunos seguem 3 etapas :
1ª - Pistas de escrita / Planificação do texto
- Personagens: Quem são? Quais as suas caraterísticas?
- Espaço/ambiente: Em que espaço se desenvolve a ação? Como se carateriza esse espaço?
- Ação: O que aconteceu às personagens? Com que conflito se deparam? Quais os objetivos dos protagonistas? Que obstáculos têm de superar?
- Final: Qual o desenlace da história?
-Moral da História: Que lição nos transmite?
2ª - Redação do texto
Trabalho a realizar em pares.
3ª - Revisão do texto
Após a primeira leitura do texto produzido, fazer a sua releitura e ver se:
• A história foi escrita de forma a chamar a atenção do leitor? O início cativante? O final fica na memória?
• A narrativa está completa, tem princípio (introdução),meio (desenvolvimento) e fim(conclusão)?
• Foram incluídos elementos que permitem a caracterização do espaço e do ambiente?
• As personagens foram caracterizadas de forma a despertar simpatia ou antipatia no leitor?
• Foram incluídos diálogos entre as personagens?
• A história está organizada em parágrafos, que estruturam os vários momentos da ação?
• Foram incluídos adjetivos, comparações e metáforas adequadas?
• Foram respeitadas as regras de escrita?
• Tem título?
Registo sobre o meu texto:
Aspetos positivos
Aspetos a melhorar
Sugestões para melhorar
3ª - Reescrita do texto
Para escreverem um conto a partir da capa do manual, os alunos seguem 3 etapas :
1ª - Pistas de escrita / Planificação do texto
- Personagens: Quem são? Quais as suas caraterísticas?
- Espaço/ambiente: Em que espaço se desenvolve a ação? Como se carateriza esse espaço?
- Ação: O que aconteceu às personagens? Com que conflito se deparam? Quais os objetivos dos protagonistas? Que obstáculos têm de superar?
- Final: Qual o desenlace da história?
-Moral da História: Que lição nos transmite?
2ª - Redação do texto
Trabalho a realizar em pares.
3ª - Revisão do texto
Após a primeira leitura do texto produzido, fazer a sua releitura e ver se:
• A história foi escrita de forma a chamar a atenção do leitor? O início cativante? O final fica na memória?
• A narrativa está completa, tem princípio (introdução),meio (desenvolvimento) e fim(conclusão)?
• Foram incluídos elementos que permitem a caracterização do espaço e do ambiente?
• As personagens foram caracterizadas de forma a despertar simpatia ou antipatia no leitor?
• Foram incluídos diálogos entre as personagens?
• A história está organizada em parágrafos, que estruturam os vários momentos da ação?
• Foram incluídos adjetivos, comparações e metáforas adequadas?
• Foram respeitadas as regras de escrita?
• Tem título?
Registo sobre o meu texto:
Aspetos positivos
Aspetos a melhorar
Sugestões para melhorar
3ª - Reescrita do texto
0 comentários:
Enviar um comentário