quarta-feira, 30 de dezembro de 2015





Ser professor é ter o dom de saber germinar sonhos.







Neste ano letivo 2015-2016, na Escola Secundária Carlos Amarante, continua a ser este blogue um dos meios para divulgar "sonhos"! 
Surgem algumas atividades germinadas com alunos da turma B1 do 8º ano.
 Português e a Direção de Turma entrelaçam-se nas aulas com o 8º B1.





1º Período

Projeto O Anjo e a Cidade

Inauguração: 11 de dezembro, pelas dezoito e trinta, no Museu da Sé de Braga.

Envolvidos: A turma do 8º B1 no âmbito das disciplinas de Educação Visual (primordialmente) Português e Espanhol, articulando também com os encarregados de educação. 

Organização: Representante dos encarregados de educação, Maria Tavares, apresentou, em outubro,  à diretora de turma uma oportunidade de coesão e de cooperação uns com os outros num projeto comum e de articulação horizontal, em que a motivação poderá abrir outros horizontes e vontades sobre os seus relacionamentos e posturas.



Contributo do 8º B1 2 anjos em tamanho real (± da altura de uma criança de 8 anos), em arame e fio de trapo. Os anjos, foram, posteriormente, eletrificados.
Mensagens redigidas pelos alunos, expostas em Latim, Português e  Espanhol, dado que muitos dos visitantes do Museu da Sé, vêm da Galiza.

































                                    Projeto 
saber
        Ser e Saber-estar... eis a questão!
Promover competências sociais, pessoais e comunicacionais e promover a interacção entre pares e o respeito pelo outro, para maior consciencialização das regras de convivência dentro e fora da sala de aula






1º período

10 de dezembro de 2015, dia internacional dos direitos humanos.


Aula de Português
 Temática do Bullying
 Cartoons/leitura de imagens realizadas por três alunas da turma alusivos aos direitos humanos
Audição do texto "Enxovalhamento" - reconto . 
Visionamento da Reportagem "Vítimas de Bullying"/RTP1 (in escola virtual)
Resolução de teste de avaliação da compreensão oral.
dinâmica de grupo sobre amizade e respeito - orientada pela psicóloga da escola


Aula de Inglês
Reflexão em pequenos grupos e listagem de argumentos para responderem à questão: até que ponto a sua vida era difícil.
Reconstituição dos grupos para que o porta-voz de cada grupo comunicasse as conclusões dos respetivos grupos iniciais.
Listagem do que não pode voltar a acontecer, no segundo período, sob pena de comprometer as resoluções para a evolução da aquisição de competências do domínio do Saber Ser e do Saber Estar.



2º período

Articulação com a biblioteca da escola, em que o bullying cibernautico será o foco.








Projeto Não existo Só



0 comentários: