quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Momento de Escrita Para Dar Opinião

1-No teste de diagnóstico foi apresentada a seguinte proposta:


Momentos de escrita!

Não te esqueças de utilizar os sinais de pontuação adequados, delimitar bem os parágrafos, evitar repetições, usar articuladores de discurso variados e organizar o texto em três partes lógicas (introdução, desenvolvimento e conclusão).


Atenta na seguinte afirmação de Miguel Unamuno sobre a leitura: «Ler, ler, ler, viver a vida que outros sonharam»


Concordas com a afirmação? Redige um texto (100-120 palavras) sobre a temática da leitura como forma de viajar para outros mundos e de viver a vida de outras personagens.


2- Poucos alunos "alinharam" neste momento de escrita.

3- Por isso, o texto que se segue (escrito por um aluno como tu!) vai servir de ponto de partida para ensinar a escrever:

1ª Etapa
Fazer um Plano (Planificação... Introdução; Desenvolvimento; Conclusão)
2ª Etapa
Redigir o texto (textualização)
3ª Etapa
Revisão


4- Vamos ler e analisar a estrutura deste texto

Eu concordo com a afirmação, pois ler leva-me para o mundo do sonho, onde imagino e vivo acontecimentos em diversos espaços e com diferentes personagens.



A leitura desenvolveu-me a criatividade. Foi, nas noites da minha infância, que nasceu o meu primeiro livro, a minha mãe. Era um livro que me lia histórias, que me inventava histórias e me adormecia com todas as suas personagens que, para mim, eram reais fantásticas e sonhadoras.

Foi este livro me envolveu na leitura dos escritores que fizeram de mim, para além da minha mãe, um leitor para a vida.

Com António Mota, aprendi a viver as dificuldades, os obstáculos e a tristeza das personagens que acompanhei na sua vida campestre e escolar. Com estas crianças e estes adolescentes, aprendi a valorizar a escola e o esforço que temos de fazer para enfrentar as adversidades da vida.

Com a Sophia viajei até ao fundo do mar, conheci fadas e anões, que me fascinaram… Realizei uma viagem com o Cavaleiro até à gruta onde Jesus nasceu, conheci Dante, Giotto e cheguei ao meu destino sem nunca esquecer a minha promessa.

Recentemente, li O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, uma história de amor que me entristeceu devido à morte do Gato. Agora, no silêncio da noite, leio Anne Frank e o seu Diário que me fazem recuar à segunda guerra mundial.



Alexandre Nuno dos Santos Viana


5- Vais, agora, planificar e redigir  o teu texto.

6- Vamos fazer a revisão do texto, seguindo os critérios que te são apresentados :




0 comentários: