domingo, 26 de setembro de 2010

Retratos da 1ª República e Outros Mais Poéticos

A  propósito do centenário da 1ª República (5 de Outubro), os alunos de 7º ano, nas aulas de Língua Portuguesa e Estudo Acompanhado, juntaram-se às comemorações dinamizadas na nossa escola pelo grupo de Ciências Sociais e Humanas (História), contribuindo com um texto descritivo - RETRATO - de uma figura representativa da  1ª República.

Assim, como ponto de partida, surge a visualização de informações verbais e icónicas:



Agora, pela escrita "retratar, retratar!"

1º Introdução
Apresentação da pessoa a descrever.

2º Desenvolvimento
Apresentação de características físicas ( elementos descritivos: olhos, cabelos, boca... e suas características, usando  adjectivos, figuras de estilo - ... ) e psicológicas (comportamentos e qualidades).
Atenção:
- Deves começar pelo aspecto geral e só depois passar para os pormenores: olhos, boca, sorriso...
- Descrever não é apenas apresentar uma lista de adjectivos;
- Descrever é trabalhar a construção do texto: verbos expressivos; adjectivos variados; comparações, metáforas, enumerações...
- Os verbos, normalmente, usam-se no presente e no pretérito imperfeito;
- Verbos mais usados: apresentar, usar, suportar, mostrar, ter, ser (evitar a sua repetição), ficar,  estar, evidenciar...

3º Conclusão
Apresentação de possíveis sentimentos/emoções/lembranças que o tipo de pessoa provoca...
Apresentação de possíveis comentários.


A propósito...

... Os alunos do 7º B e a professora de Língua Portuguesa partilham aqui um momento de escrita marcado pela inspiração e "transpiração"(trabalho/ reescrita)


0 comentários: