domingo, 26 de setembro de 2010

Retratos da 1ª República e Outros Mais Poéticos

A  propósito do centenário da 1ª República (5 de Outubro), os alunos de 7º ano, nas aulas de Língua Portuguesa e Estudo Acompanhado, juntaram-se às comemorações dinamizadas na nossa escola pelo grupo de Ciências Sociais e Humanas (História), contribuindo com um texto descritivo - RETRATO - de uma figura representativa da  1ª República.

Assim, como ponto de partida, surge a visualização de informações verbais e icónicas:



Agora, pela escrita "retratar, retratar!"

1º Introdução
Apresentação da pessoa a descrever.

2º Desenvolvimento
Apresentação de características físicas ( elementos descritivos: olhos, cabelos, boca... e suas características, usando  adjectivos, figuras de estilo - ... ) e psicológicas (comportamentos e qualidades).
Atenção:
- Deves começar pelo aspecto geral e só depois passar para os pormenores: olhos, boca, sorriso...
- Descrever não é apenas apresentar uma lista de adjectivos;
- Descrever é trabalhar a construção do texto: verbos expressivos; adjectivos variados; comparações, metáforas, enumerações...
- Os verbos, normalmente, usam-se no presente e no pretérito imperfeito;
- Verbos mais usados: apresentar, usar, suportar, mostrar, ter, ser (evitar a sua repetição), ficar,  estar, evidenciar...

3º Conclusão
Apresentação de possíveis sentimentos/emoções/lembranças que o tipo de pessoa provoca...
Apresentação de possíveis comentários.


A propósito...

... Os alunos do 7º B e a professora de Língua Portuguesa partilham aqui um momento de escrita marcado pela inspiração e "transpiração"(trabalho/ reescrita)


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Texto Poético = Texto Literário II

Uma ajudinha para este início de ano lectivo:


PARA ANALISAR POEMA:

1
Estrutura Externa
Forma
Noções de versificação


2
Estrutura Interna
Conteúdo/ideias/sentimentos que o sujeito poético expressa
Tema e o assunto
Divisão do poema em partes
Justificação para a divisão feita

- Plurissignificação / polissemia
- Conotação
- Figuras de estilo
- SUBJECTIVIDADE

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Momento de Escrita Para Dar Opinião

1-No teste de diagnóstico foi apresentada a seguinte proposta:


Momentos de escrita!

Não te esqueças de utilizar os sinais de pontuação adequados, delimitar bem os parágrafos, evitar repetições, usar articuladores de discurso variados e organizar o texto em três partes lógicas (introdução, desenvolvimento e conclusão).


Atenta na seguinte afirmação de Miguel Unamuno sobre a leitura: «Ler, ler, ler, viver a vida que outros sonharam»


Concordas com a afirmação? Redige um texto (100-120 palavras) sobre a temática da leitura como forma de viajar para outros mundos e de viver a vida de outras personagens.


2- Poucos alunos "alinharam" neste momento de escrita.

3- Por isso, o texto que se segue (escrito por um aluno como tu!) vai servir de ponto de partida para ensinar a escrever:

1ª Etapa
Fazer um Plano (Planificação... Introdução; Desenvolvimento; Conclusão)
2ª Etapa
Redigir o texto (textualização)
3ª Etapa
Revisão


4- Vamos ler e analisar a estrutura deste texto

Eu concordo com a afirmação, pois ler leva-me para o mundo do sonho, onde imagino e vivo acontecimentos em diversos espaços e com diferentes personagens.



A leitura desenvolveu-me a criatividade. Foi, nas noites da minha infância, que nasceu o meu primeiro livro, a minha mãe. Era um livro que me lia histórias, que me inventava histórias e me adormecia com todas as suas personagens que, para mim, eram reais fantásticas e sonhadoras.

Foi este livro me envolveu na leitura dos escritores que fizeram de mim, para além da minha mãe, um leitor para a vida.

Com António Mota, aprendi a viver as dificuldades, os obstáculos e a tristeza das personagens que acompanhei na sua vida campestre e escolar. Com estas crianças e estes adolescentes, aprendi a valorizar a escola e o esforço que temos de fazer para enfrentar as adversidades da vida.

Com a Sophia viajei até ao fundo do mar, conheci fadas e anões, que me fascinaram… Realizei uma viagem com o Cavaleiro até à gruta onde Jesus nasceu, conheci Dante, Giotto e cheguei ao meu destino sem nunca esquecer a minha promessa.

Recentemente, li O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, uma história de amor que me entristeceu devido à morte do Gato. Agora, no silêncio da noite, leio Anne Frank e o seu Diário que me fazem recuar à segunda guerra mundial.



Alexandre Nuno dos Santos Viana


5- Vais, agora, planificar e redigir  o teu texto.

6- Vamos fazer a revisão do texto, seguindo os critérios que te são apresentados :




quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Mundo de Sophia M. B. A.

No primeiro período, na sala de aulas de Língua Portuguesa do 7º e 8º anos, "abrimos as portas" a uma grande escritora da Literatura Portuguesa...



1º) Vamos escutar algumas dicas de leitura:








2º) Lê o poema Biografia da escritora e partilha ideias na turma:

Tive amigos que morriam, amigos que partiam
Outros quebravam o seu rosto contra o tempo.

Odeio o que era fácil
Procurei-te na luz, no mar, no vento.
                                                                   
                                                                     in No Tempo Dividido e Mar Novo, 1985

                                          

3º)  Escuta as reportagens diferentes que te são apresentadas.
      Segue as orientações (itens sobre vida e obra da escritora) da professora e regista no teu caderno as informações biobibliográficas a partir da audição destes trabalhos.




Novo Ano Lectivo... Novidades editoriais!

Neste ano lectivo 2010/2011, há mudanças:

- Alunos que ficaram no 7º ano (nas turmas de 7º A e C);
- Alunos que sairam da escola;
- Alunos que transitaram para o 8º ano (8º B).

A professora prosseguirá com o projecto PILP, que este ano se direcciona a alunos do 8º ano (estes continuam com a dinâmica do ano transacto), e a alunos do 7º ano (preferencialmente em actividades de oficina de escrita a realizar em Estudo Acompanhado).

Assim, a par das actividades/passos que irão marcar o percurso do 8º ano, vão surgir propostas sinalizadas para o 7º ano (alunos que irão ingressar neste "blogue mãe" logo no início do ano lectivo).
Além disso, haverá actividades destinadas simultaneamente para o 7º e 8º anos, as quais serão devidamente sinalizadas!!!



Bom Trabalho!
A Professora,
Maria José Morais