ESTUDO ACOMPANHADO
"ferramenta últil para melhorar os níveis académicos dos educandos"
(in p. 19 do Projecto Curricular de Escola)
Proposta
A professora de Estudo Acompanhado do 7º ano propôs ao Conselho de Turma do 7º A e 7º C a seguinte atividade lúdico-didática:
Fazer as perguntas de testes de várias disciplinas a partir das respostas.
Etapas
1ª
Os professores de HIST., C.F.Q., C.N. e L.P. forneceram as perguntas e respostas para Estudo Acompanhado.
Dificuldades diagnosticadas: compreensão oral e escrita; consulta de formulários; atenção/concentração; hábitos e métodos de estudo e autonomia.
2ª
A professora de Estudo Acompanhado fez a compilação das mesmas e estabeleceu a seguinte metodologia:
- Leitura e interpretação das questões de gramática do 1º teste de Língua Portuguesa do 3º Período (devido aos fracos desempenhos dos alunos);
- Apresentação gradativa de respostas abaixo explanadas, solicitando a respetiva pergunta (trabalho de pares);
- Leitura e comparação das perguntas elaboradas pelos alunos, confrontando-as com as que são propostas pelo professor da disciplina;
- Análise de formas verbais usadas ( tempo, modo, pessoa e número) e seu significado, bem como o uso de prnomes e advérbios interrogativos. A pontuação.
Conclusões
- Os alunos revelam dificuldades em perceber o significado específico dos verbos usados nas perguntas/questões que implicam interpretação e organização da informação.
- Os alunos apercebem-se da importância da pergunta e da sua transversalidade nas várias disciplinas referidas, ainda que reconheçam a pouca atenção dispensada na leitura da mesma, durante os testes.
- A professora de Estudo Acompanhado considera que a atividade deve continuar no próximo ano letivo, a fim de ser consolidada.
- A professora de Estudo Acompanhado, nas reuniões do 3º período, irá propor nos conselhos de turma a continuidade desta atividade que considera imprescindível numa aprendizagem significativa.
Proposta: Cada professor poderá, no primeiro período e no primeiro teste, apresentar metade do teste apenas com respostas, solicitando aos alunos a formulação das respetivas perguntas.
10 comentários:
Penso que a atividae da elaboração de perguntas para respostas potque ajuda-nos a concentrarmo-nos mais e ajuda-nos a elaborar e intrepertar as perguntas e respostas.
Nós alunas do 7ºA (Jéssica Fernandes, Adriana Costa e Zita Martins) consideramos que este projeto é bastante educativo, visto que nos obriga a perceber e compreender o que os professores nos pedem nos testes.
No meu aspecto acho que a professora deve fazer isso, visto que o nosso grande problema é saber interpretar as perguntas dos teste.
ISSO AJUDA NÓS
Esta actividade ajuda-nos a compreender melhor as perguntas e obter melhores respostas nao só nos testes mas tambeém no dia-a-dia falarmos com as pessoas.
:-D
De:Alexandra Santos nº3 7ºA
Inês Oliveira nº11 7ºA
Marta Carvalho nº16 7ºA
Eu acho que esta actividade é essencial para os alunos para saber como responderem a varias questões não só dos testes mas também oral.
De: Rafael Sousa nº19 7ºA
Eu acho que a ideia de sermos nós a elaborar as perguntas d e um teste é muito boa eu concordo plenamente.
A meu ver eu considera que a ideia de fazermos perguntas de um teste é muito original. Esta actividade ajuda-nos a perceber melhor as questões por vezes as perguntas.
A meu ver eu considero que a ideia de fazermos perguntas de um teste é muito original. Esta actividade ajuda-nos a perceber melhor as questões por vezes as perguntas.
Catarina Oliveira... Nº4 7ºA
Enviar um comentário